Notícia:

Android enviará ligações de telemarketing direto para caixa postal

12 ABR 2018

Google quer proteger usuários de chateações no celular. Para tanto, vai incluir no sistema Android One uma tecnologia que detecta as ligações de telemarketing e as direciona para a caixa postal do usuário. O aplicativo de Telefone oficial da empresa passará a identificar o spam.

Smartphones das linhas Pixel e Nexus, que têm envolvimento direto de engenheiros do Google, também receberão a nova proteção nos próximos dias.

 
Xiaomi Mi A1 é um dos modelos que devem receber novo filtro de chamadas (Foto: Isabela Cabral/TechTudo)Xiaomi Mi A1 é um dos modelos que devem receber novo filtro de chamadas (Foto: Isabela Cabral/TechTudo)

Xiaomi Mi A1 é um dos modelos que devem receber novo filtro de chamadas (Foto: Isabela Cabral/TechTudo)

Na prática, o recurso vai funcionar como o filtro de spam da maioria do serviços de email: a mensagem pode até chegar, mas não é percebida. A chamada vai direto para o correio de voz, caso o dono do aparelho seja assinante do serviço. Como explica o site 9to5Google, não haverá qualquer tipo de alerta que a ligação está sendo realizada – o celular não vai nem mesmo tocar.

Os usuários também não serão incomodados por notificações. Após a chamada identificada como spam terminar, não haverá qualquer tipo de aviso na barra de status do Android ou no próprio aplicativo. Contudo, elas ficam registradas no histórico de chamadas e as mensagens de voz podem ser acessadas pela respectiva guia dentro do app.

O recurso chega para complementar a identificação de spam adicionada ao discador em 2016. Desde então, uma chamada suspeita é representada em vermelho no momento da ligação, permitindo assim a escolha entre atender ou não.

 
Nexus 6P é outro aparelho que deve ganhar função (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Nexus 6P é outro aparelho que deve ganhar função (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Nexus 6P é outro aparelho que deve ganhar função (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

 

O novo filtro de spam vai ser liberado para os smartphones próprios do Google, como o Pixel 2 XL, e dispositivos da linha Nexus, como o Nexus 6P. A função também chegará para o discador de aparelhos com Android One. Esta é uma versão pura do sistema, sem alterações de interface, presente em alguns dispositivos como o Xiaomi Mi A1 e o Nokia 8 Sirocco.

 

Vale destacar que, a princípio, o recurso não deve estrear em celulares de marcas que usam o Android com modificações próprias, como é o caso da Samsung e da Asus. Para testar a função nestes aparelhos é preciso instalar a versão beta do discador do Google, liberado esta semana na Play Store.